Tutorial

Essenciais

Criar um nó

Com a ferramenta Nó, ao clicar tocar num espaço vazio com o botão esquerdo do mouse um nó é criado.

Mover um nó

Com a ferramenta Nó, ao clicar tocar e arrastar em um nó com o botão esquerdo do mouse, o nó é movido até ser solto.

Criar uma aresta

Com a ferramenta Aresta, ao clicar tocar em um nó com o botão esquerdo do mouse, arrastar e soltar em outro nó, uma aresta é criada conectando os dois.

Selecionar elementos

Ao clicar tocar em um nó, com a ferramenta Nó selecionada com o botão esquerdo do mouse o nó é selecionado.

Ao clicar tocar em uma aresta, com a ferramenta Aresta selecionada com o botão esquerdo do mouse a aresta é selecionada.

Segurar Shift evita que os elementos já selecionados percam a seleção.

Mais Interações

Seleção em área

Ao clicartocar no fundo com o botão esquerdo do mouse e arrastar, uma área será marcada e o conteúdo dela será selecionado de acordo com a ferramenta que está escolhida.

Se isso for feito com a ferramenta Nó, somente nós contidos na área serão selecionados. Se for feito com a ferramenta Aresta, somente arestas contidas na área serão selecionadas.

Segurar Shift evita que os elementos que estão fora da área percam a seleção.

Remover Nós e Arestas

Ao clicar com o botão direito do mouse o nó será removido junto com as arestas conectadas a ele (ou que saem dele, caso sejam direcionadas).

Opções da Barra Inferior

  • Alinhar

    M
    • A opção alinhar move os nós para que suas posições se encaixem em uma grade (que não é visível).

  • Conectar

    • A opção conectar cria arestas entre todos os nós selecionados. Se não houver seleção ela age sobre todos os nós.

  • Desconectar

    • A opção desconectar remove arestas entre todos os nós selecionados, além de remover as arestas selecionadas. Se não houver seleção ela desconecta todos os nós.

  • Remover

    Backspace (ou )
    • A opção Remover remove os elementos, sejam eles nós ou arestas, que estão selecionados.

Histórico

Ações como criar nós, criar arestas, mover nós, entre outras são registradas no histórico da ferramenta. Isso torna possível que o usuário reverta e refaça ações de manipulação do grafo.

No canto da interface, os dois botões cujos ícones são e representam respectivamente as ações de Desfazer e Refazer.

Além disso, o histórico pode ser percorrido pelo teclado usando os conhecidos atalhos Ctrl + Z (ou ⌘Z) para desfazer e Ctrl + Shift + Z (ou ⌘⇧Z) para refazer.

Execução de algoritmos

Barra de algoritmos

Durante a execução de um algoritmo a barra inferior é composta por 3 elementos.

  • Linha do tempo que pode ser manipulada para avançar e retroceder etapas do algoritmo.

  • Barra de velocidade, que altera a velocidade que os passos do algoritmo são exibidos.

  • Área com explicações sobre o que foi feito pelo algoritmo no passo atual.

Showcase de algoritmos

Durante a execução de um algoritmo, uma aba aparecerá na esquerda da interface. Ela abre uma pequena janela com informações adicionais sobre a execução.

A aba de Estruturas de Dados contém informações sobre o estado da estrutura interna do grafo em cada um dos passos de execução.

A aba de Pseudocódigo contém um protótipo que mostra como seria implementado o algoritmo escolhido. Ela conta também com o destaque das linhas que estariam sendo executadas em um dado passo.